sábado, 16 de junho de 2007

sexta-feira, 15 de junho de 2007

DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DA TERRA


A Carta da Terra

Quarenta e seis países e mais de 100 mil pessoas se envolveram na elaboração da Carta da Terra. Este importante documento que serve para debate em sala de aula você poderá acessar clicando aqui

ÁGUA PARA VIDA - ÁGUA PARA TODOS


Versão digital do impresso com informações sobre a água. O material é dividido em quatro partes: Mobilização, Criação, Pesquisa e Sensibilização. Em cada capítulo, há sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas, principalmente dentro da escola. Clique em Caderno das Águas WWF.
Fonte:
blog sites e dicas interessanates para professores da professora Gládis Leal dos Santos de SC.

Greenpeace mobiliza celebridades, artistas multimídia e cidadãos comuns na luta contra o aquecimento global


Para tornar o debate sobre o aquecimento global e o futuro do planeta mais acessíveis à população, o Greenpeace lançou nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, o projeto Mude o Clima!, com um evento no Teatro Odisséia, no tradicional bairro da Lapa. A idéia central da campanha é envolver celebridades, artistas e cidadãos em geral na luta contra o aquecimento global e seus efeitos negativos no planeta.
"O alarme sobre o aquecimento global já soou nos gabinetes governamentais e laboratórios científicos. O desafio agora é conscientizar as pessoas", afirma Rebeca Lerer, coordenadora da campanha de clima e energia do Greenpeace Brasil. O projeto Mude o Clima! estréia com uma página na internet. Ela traz um roteiro com dicas para que as pessoas possam lutar contra as mudanças climáticas em casa, na escola e no trabalho, e conta com podcasts, um blog e ferramentas interativas, como uma experiência virtual em que você pode sentir os efeitos do aquecimento global.O objetivo é mostrar que todo mundo pode agir. "Não adianta só assistir as notícias trágicas na TV e continuar como se nada estivesse acontecendo. Ao economizar luz e água, usar transporte de forma mais eficiente e combater o desmatamento da Amazônia, todo mundo poder dar sua contribuição para deter o aquecimento global."
O destaque do site é a área de podcasts. Além de aplicações interativas, os interessados poderão agora agendar exibições públicas do documentário do Greenpeace sobre os impactos das mudanças climáticas no Brasil: Mudanças do clima, mudanças de vidas. Na área de downloads os destaques são as músicas. "Os artistas estão licenciando o uso destas canções como apoio ao projeto", diz Rebeca. No lançamento, músicas de Mad Professor (mestre do Dub inglês), Fuzzy Project, Afonjah e Os Irreversíveis.
Além do conteúdo on-line, o projeto Mude o Clima! vai gerar atividades nas ruas em datas especiais. Durante a semana do meio ambiente, em junho, o Greenpeace deve promover passeios ciclísticos com o tema aquecimento global em várias cidades brasileiras.

Conheça agora o site Mude o Clima!
Fonte: http://www.greenpeace.org/brasil

ALERTA PARA NÃO SUMIR DO MAPA




Inventário divulgado pelo IBGE mostra a distribuição geográfica de 105 espécies e subespécies de mamíferos, anfíbios e répteis, 27 delas com ocorrência no Estado, que correm perigo de desaparecer

Para marcar a Semana Mundial do Meio Ambiente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desenhou um alerta. O órgão lançou o Mapa da Fauna Ameaçada de Extinção, um inventário que mostra a distribuição geográfica das 105 espécies e subespécies de mamíferos, anfíbios e répteis que correm perigo no país. Do total, 27 delas aparecem no Rio Grande do Sul.
Para o analista ambiental do Núcleo de Fauna do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Fábio André Faraco, os números gaúchos se explicam por um processo histórico.
- O Estado foi um dos mais devastados do país por conta de sua colonização e ocupação agrícola. Isso desalojou muitas espécies de seu hábitat - contou.
Não bastasse a destruição florestal, o Estado também integra a rota do tráfico de animais silvestres. Segundo o técnico, gaúchos costumam comprar aves raras e fornecer tartarugas e outros bichos para o comércio ilegal.
O mapa levou em conta as informações da mais recente lista do Ibama, publicada em 2003. Esse inventário relaciona 394 espécies em perigo - além dos animais mapeados pelo IBGE, a relação considera outras espécies, exceto peixes e invertebrados aquáticos. O número representa um aumento de 79% em comparação com a relação anterior, divulgada em 1989.


Atenção!

Sabe aqueles papagaios que muita gente tem em casa? Eles até podem ser bonitos e divertidos, mas o lugar deles é a floresta, não as gaiolas.
Quando uma pessoa compra um bicho retirado de nossas matas, ajuda a destruir a natureza. Isso ocorre porque os animaizinhos e plantas precisam uns dos outros para sobreviver. Ao prender um bichinho da floresta em casa, a pessoa também torna mais difícil o nascimento de novos filhotes. Resultado: daqui a alguns anos, a espécie pode sumir para sempre
Fonte Zero hora: reportagem do dia 08/06/07

terça-feira, 12 de junho de 2007


A Agenda 21 reúne o conjunto mais amplo de premissas e recomendações sobre como as nações devem agir para alterar seu setor de desenvolvimento em favor de modelos sustentáveis e a iniciarem seus programas de sustentabilidade". Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente. Clique em http://www.mma.gov.br para saber mais...

quinta-feira, 7 de junho de 2007

MELHORES MOMENTOS DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE



Cool Slideshows!

O SAL DA TERRA



O sal da Terra
Roupa Nova
Composição: Beto Guedes - Ronaldo Bastos


Anda, quero te dizer nehum segredo

Falo nesse chão da nossa casa

Vem que tá na hora de arrumar

Tempo, quero viver mais duzentos anos

Quero não ferir meu semelhante

Nem por isso quero me ferir

Vamos precisar de todo mundo

Pra banir do mundo a opressão

Para construir a vida nova

Vamos precisar de muito amor

A felicidade mora ao lado

E quem não é tolo pode ver

A paz na Terra, amor

O pé na terra

A paz na Terra, amor

O sal da Terra

És o mais bonito dos planetas

Tão te maltratando por dinheiro

Tu que és a nave nossa irmã

Canta, leva tua vida em harmonia

E nos alimenta com teus frutos

Tu que és do homem a maçã

Vamos precisar de todo mundo

Um mais um é sempre mais que dois

Pra melhor juntar as nossas forças

É só repartir melhor o pão

Recriar o paraíso agora

Para merecer quem vem depois

Deixa nascer o amor
Deixa fluir o amor

Deixa crescer o amor

Deixa viver o amor(O sal da terra)
Fonte: http://roupa-nova.letras.terra.com.br/letras/63883/

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

04/06- Segunda-feira – Confecção de Painéis sobre o Cuidado com o Meio Ambiente
Turmas: Educação Infantil a 8ª Série
05/06 – Terça-feira – Pesquisas na Internet - Chat – 8 h – Projeto Insígnia Verde – Aquecimento Global – Alunos da 8ª Série – Escola Ramiro e Piratini -www.educarede.org.br
Palestra: Aquecimento Global o que tenho a ver com isto? – Palestrante: Erick Wolff – Secretaria do Meio Ambiente
06/06 – Quarta – Feira - Visita ao Blog http://dacoloniaparaomundo.blogspot.com
- Exibição de filmes ecológicos
Turmas: Educação Infantil a 8ª Série
- Escolha da frase e logotipo do Projeto “Da Colônia para o mundo”
Turmas: Educação Infantil a 8ª Série
- Teatro: Preservando a Vida – 1° ano
07/06- Quinta-feira - Caminhada na Comunidade da Área Residencial da PEJ – panfletagem
Limpeza nas margens do rio Jacuí e ruas da Vila e plantio de mudas de Ingá (manhã – 1° ano a 8ª Série)

PLANTIO DE INGÁ FEITO PELOS ALUNOS COM MUDAS DOADAS PELA SITE INFORMÁTICA

This album is powered by BubbleShare - Add to my blog