domingo, 27 de abril de 2008

COBERTORES FEITOS DE GARRAFAS PET


A rede americana Wal-Mart: irá comercializar cobertores feitos com garrafas PET. Este tipo de produto já é vendido em outros países. Com isso se evita que as garrafas plásticas usadas em refrigerantes sejam depositadas no meio ambiente e ainda garantem a oferta de cobertas a preços mais acessíveis. De acordo com o Wal-Mart, são necessárias 100 garrafas para cada cobertor, que são produzidos com o fio de poliéster feito 100% a partir de fibra de PET. Os produtos já estão nas lojas das regiões Sudeste e Sul do Brasil. A ação ainda envolve um trabalho em parceria com as cooperativas de catadores, que ajudam a rede de varejo a recolher as garrafas que precisa para a produção das mantas, evitando que elas sejam despejadas no meio ambiente, ao mesmo tempo em que garante a renda desses catadores.
E você, o que tem feito em prol do meio ambiente?
Fonte: blog: http://ticidada.blogspot.com


Você sabe o que é Pegada Ecológica?Qual é o impacto que você causa no planeta? Aprenda a medir como suas atividades do dia-a-dia influenciam a capacidade de regeneração da Terra.

Aquecimento Global - Perguntas & Respostas

Nas leituras da madrugada encontrei um artigo publicado em junho de 2007, pela Veja on line, com perguntas e respostas sobre o Aquecimento Global escrita de forma bem clara e objetiva. Vale a pena conferir!

sábado, 26 de abril de 2008

Criação de histórias em quadrinhos sobre “Preservação dos Recursos Hídricos”.


A FENABB e Fundação Banco do Brasil irão realizar o concurso “Criação de Histórias em Quadrinhos” cujo o tema é Preservação dos Recursos Hidricos. As inscrições deverão ser feitas pelo coordenador pedagógico, entre os dias 14 de abril e 9 de maio de 2008. Leia a noticia na integra aqui.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

A Escola mais uma vez entre na luta contra a Dengue, pois observa-se um aumento significativo do calor mesmo nos meses de outono e inverno, o que nos põem em alerta para desenvolvermos ações de Prevenção contra a doença. E uma destas ações é a campanha de conscientização através de encontros com profissionais da área que acontecerá em maio conforme cronograma abaixo:
DENGUE X AQUECIMENTO GLOBAL
Palestrante Convidado: Angelita ( Secretaria Municipal Vigilância Sanitária )
4ª e 5ª série: 14/05 - Manhã
6ª, 7ª e 8ª: 21/05 - Manhã
1º ano - 1ª série - 14/05 - Tarde
2ª e 3ª série - 21/05 - Tarde
Professora Responsável: Karen Parra

terça-feira, 22 de abril de 2008

NOTICIAS DE BRASÍLIA!


Nossos alunos foram até ao aeroporto Salgado Filho, na Última sexta -feira recepcionar com uma grande festa nossas alunas Isis, Julia e a Professora Carmem que representaram o RS na 2ª FENACEB ( Feira Nacional de Ciências da Educação Básica) com o Projeto de educação ambiental " DA COLONIA PARA O MUNDO". Houve muita emoção por parte das gurias, seus familares e colegas. A direção agradece pelo apoio de todos!

AGENDA 21 - NOSSO COMPROMISSO COM AS FUTURAS GERAÇÕES

Read this doc on Scribd: AGENDA 21 SLIDES

sábado, 19 de abril de 2008

2ª FENACEB

BubbleShare: Share photos - Play some Online Games.


Nossa participação na 2ª FENACEB foi excelente, além de termos a tarefa de representar e bem o nosso estado, foi possível compartilhar com outros alunos e professores das mais variadas cidades do Brasil experiências que dificilmente vamos esquecer. Dê uma olhadinha nas fotos!

segunda-feira, 14 de abril de 2008

ARMADILHA CONTRA DENGUE!


Os alunos da 7ª Série e a professora Elaine de Português entram na luta contra Dengue. Sabem como? Confeccionando uma armadilha para pegar o mosquito. Todos estamos atentos na esta luta!

ESTAÇÃO METEOROLÓGICA


A professora Karen Parra está confeccionando com os alunos da 5ª série instrumentos como Birutas e Anemômetros que serão utilizados em uma Estação Meterológica para que possamos medir a velocidade dos ventos e observarmos a sua direção para estudos posteriores.

FOGÃO SOLAR


A professora Carmem Becker está realizando com os alunos da 7ª série mais uma experiência como forma alternativa para minimizar os problemas ambientais. O FOGÃO SOLAR. É muito simples de fazer: bastam papelão, papel alumínio, um pedaço de metal e outro de vidro. Corte o metal e o vidro no mesmo tamanho e monte uma caixa. Para funcionar, a caixa precisa estar voltada para o sol. O processo é o mesmo do efeito estufa. “A luz entra através do vidro, incide sobre a superfície metálica pintada de preto e se transforma em calor. O calor armazenado dentro da caixa atinge temperaturas que possibilitam cozinhar praticamente todos os alimentos”, O tempo de preparo dos alimentos é três vezes maior do que no fogão tradicional – um dia ensolarado ajuda. Estamos na fase dos testes. Aguardem os resultados.

domingo, 13 de abril de 2008

Entrevistas com a Comunidade


Nossos alunos entrevistando os moradores da Colônia a respeito do Projeto de Educação Ambiental.

No período de 15 a 17 de abril acontece a 2ª Feira Nacional de Ciências da Educação Básica (Fenaceb), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Charqueadas participará do evento com uma representação dos alunos e professores ds Escolas Henri Duplan e Ramiro Barcelos. A Escola Ramiro Barcelos irá apresentar o “ Da Colônia para o mundo”. Além dos trabalhos da nossa escola a Fenaceb vai reunir projetos científicos de alunos de outros estados. Os participantes são estudantes da Educação Básica, nos níveis de Ensino Fundamental (da 5ª à 8ª série ou do 6º ao 9º ano ), de Ensino Médio (regular, técnico e profissional) e da Educação de Jovens e Adultos (da 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental e das séries do Ensino Médio).