sexta-feira, 5 de setembro de 2008

FORNO SOLAR


Equipamento tecnológico que converte a energia solar em energia térmica. A partir de uma caixa de cartão canelada, constrói-se a estrutura base do forno, de acordo com o projectado, que será revestida, no interior, de um material reflector. Após a conclusão da construção do forno, este será disposto na direcção do sol, e colocado no seu interior, na posição em que a concentração de calor for maior. http://www.tecnet.pt/portugal/20550.html
Fonte:

A BIOMASSA


A Biomassa é uma fonte de energia, derivada dos produtos e sub - produtos da floresta, resíduos da indústria da madeira, resíduos de culturas agrícolas, efluentes domésticos e de instalações de agro-pecuária, de indústrias agro alimentares (como por exemplo lacticínios, matadouros, etc. ), culturas energéticas e resíduos sólidos urbanos.

ENERGIA DOS OCEANOS

A energia das ondas é definida pela energia total contida em cada onda e é a soma da energia potencial do fluído deslocado a partir do nível médio da água entre a cava e a crista da onda incluindo a energia cinética das partículas da águaem movimento. Esta energia resulta da força do vento exercida na superfície dos oceanos.

ENERGIA GEOTÉRMICA


A geotermia consiste no aproveitamento energético do calor da Terra. Esta energia resulta do fluxo do calor das camadas mais profundas e da radioactividade natural das rochas.

ENERGIA HIDRICA



A energia hídrica é a energia obtida a partir da energia potencial de uma massa de agua. A forma na qual ela se manifesta na natureza é nos fluxos de agua, como rios e lagos e pode ser aproveitada por meio de um desnível ou queda de água.

ENERGIA SOLAR


Energia solar é a captação de energia luminosa, proveniente do sol. A transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo ser humano. Também é aproveitável para o aquecimento de agua, produção de energia eléctrica, climatização para o ambiente e iluminação natural.

ENERGIA EÓLICA


A energia eólica é a energia que provem do vento. A energia eólica é ainda hoje uma das energias promissoras, ou seja, não se esgota. A energia eólica é renovável, limpa, amplamente distribuída globalmente, e se utilizada para substituir fontes de combustiveis-fosseis

ENERGIA LIMPA - 5ª Série

Os alunos da 5ª Série sob a orientação da profª Karen e Solange desenvolveram vários trabalhos com o tema Energia Limpa ( maquetes, desenhos, exercícios de localização ). Além da WEBQUEST elaborada pela profª Marilia do Espaço Interativo de Aprendizagem. Este trabalho será apresentado na II MOCITEC - Mostra de Ciências e Tecnologia - nos dias 10 e 11 no CEFET- Unidade de Charqueadas