sexta-feira, 15 de junho de 2007

ALERTA PARA NÃO SUMIR DO MAPA




Inventário divulgado pelo IBGE mostra a distribuição geográfica de 105 espécies e subespécies de mamíferos, anfíbios e répteis, 27 delas com ocorrência no Estado, que correm perigo de desaparecer

Para marcar a Semana Mundial do Meio Ambiente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desenhou um alerta. O órgão lançou o Mapa da Fauna Ameaçada de Extinção, um inventário que mostra a distribuição geográfica das 105 espécies e subespécies de mamíferos, anfíbios e répteis que correm perigo no país. Do total, 27 delas aparecem no Rio Grande do Sul.
Para o analista ambiental do Núcleo de Fauna do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Fábio André Faraco, os números gaúchos se explicam por um processo histórico.
- O Estado foi um dos mais devastados do país por conta de sua colonização e ocupação agrícola. Isso desalojou muitas espécies de seu hábitat - contou.
Não bastasse a destruição florestal, o Estado também integra a rota do tráfico de animais silvestres. Segundo o técnico, gaúchos costumam comprar aves raras e fornecer tartarugas e outros bichos para o comércio ilegal.
O mapa levou em conta as informações da mais recente lista do Ibama, publicada em 2003. Esse inventário relaciona 394 espécies em perigo - além dos animais mapeados pelo IBGE, a relação considera outras espécies, exceto peixes e invertebrados aquáticos. O número representa um aumento de 79% em comparação com a relação anterior, divulgada em 1989.


Atenção!

Sabe aqueles papagaios que muita gente tem em casa? Eles até podem ser bonitos e divertidos, mas o lugar deles é a floresta, não as gaiolas.
Quando uma pessoa compra um bicho retirado de nossas matas, ajuda a destruir a natureza. Isso ocorre porque os animaizinhos e plantas precisam uns dos outros para sobreviver. Ao prender um bichinho da floresta em casa, a pessoa também torna mais difícil o nascimento de novos filhotes. Resultado: daqui a alguns anos, a espécie pode sumir para sempre
Fonte Zero hora: reportagem do dia 08/06/07

Nenhum comentário: